Respício AntonioGraduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Transportes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2016 criou o NEA2D (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Empresas Aéreas, Aeroportos e Drones) no DET. Desde então 8 alunos já elaboraram e defenderam seus TCC/Projetos Finais em temas levantados pelo NEA2D. Possui experiência acadêmica e na indústria, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento/administração estratégicos de empresas aéreas e aeroportos; modelos de negócio e inovação em transporte aéreo; UAS/UAV/drones para transporte aéreo de cargas e pessoas; cenários futuros; regulação e políticas públicas para o transporte aéreo; binômio transporte aéreo/turismo.

lattesLattes