13 05 DET ConcursoPublico noticiaPeríodo de inscrições prorrogado até: 11/06/2024

Todas as informações estão disponíveis AQUI.

Confira o Edital AQUI.

DET Imagem noticiaVinte e três alunos do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ e do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que fazem parte da equipe de competição Minerva Civil, conquistaram no último dia 18 de outubro em Florianópolis (SC) o desafio Ousadia, concurso estudantil que integrou a programação do 64º Congresso Brasileiro do Concreto CBC – maior evento sobre concreto do país. Coordenada pela professora Ana Beatriz Gonzaga, a equipe da UFRJ também contou com o auxílio dos professores Sandra Oda, Giovani Ávila, Julio Holtz, Oscar Reales e apoio da Ecoponte, para garantirem o prêmio de R$ 12 mil.

Acesse a notícia completa AQUI.

noticia capesO artigo The unbundling project applied to the Açailândia – Barcarena rail link in Brazil: Why didn’t it work?, publicado na revista Case Studies on Transport Policy , de autoria de Jéssyka Wisnieski Souza (ex-aluna de Mestrado), Hostilio Xavier Ratton Neto (Professor), Fabio Santos Cerbino e Marina Donato (alunos de Doutorado), pesquisadores do LESFer (Espaço Tecnológico Professor Amaranto Lopes Pereira), do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, é o ganhador do Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura, na Categoria IV – Ferrovias. O Prêmio foi criado pela CAPES e o Ministério da Infraestrutura em 2021 e tem por objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos científicos de alta qualidade e relevância, aceitos e/ou publicados em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura. As categorias para premiação, nesta primeira edição, envolveram aspectos relacionados à governança, à aviação civil, ao planejamento, a ferrovias e à sustentabilidade. O artigo premiado se inseriu no tema geral da Análise Comparativa entre Modelos Vertical, Horizontal ou Misto para Modelagem de Concessões Ferroviárias.

Acesse AQUI para mais informações

DET Vem ai o 20º RDT noticiaO 20º Rio de Transportes acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023 em versão híbrida, com a opção dos participantes congressistas participarem presencial ou remotamente. O evento tem como objetivo reunir técnicos, pesquisadores, profissionais da área, gestores públicos e empresas privadas para discutir pesquisa e desenvolvimento da área de transportes.

Saiba mais sobre o evento no site oficial AQUI.

noticia coppe27A Coppe/UFRJ, em parceria com a GIZ Brasil e o Projeto Decarboost apoiado pela IKI na Argentina, Brasil e Peru, promove, dia 17 de novembro, o evento no Brazil Climate Action Hub da COP27, espaço da sociedade brasileira na COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito, sobre instrumentos financeiros e precificação de carbono, e com o lançamento do Projeto H2 Verde. O evento será realizado às 9h30 (horário de Brasília).
Participarão do evento de forma presencial os professores da Coppe, Andrea Santos e Emilio La Rovere; Micaela Carlino da Fundación Torcuato di Tella (FTDT), da Argentina; e Blanca Rengifo, da Libelula, do Peru. Já de forma remota participarão o diretor da Corporación Andina de Fomento (CAF), Jorge Arbache; e o diretor do projeto H2 Brasil da Giz Brasil, Markus Francke.

Mais informações no Planeta Coppe Notícias.